O Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia funciona desde 1978, com o objetivo de fornecer campo de práticas para os estagiários de final de curso, no bairro do Canela, atendendo voluntários para realização de exames. Na década de 80, passou a realizar exames para os funcionários do Pólo Petroquímico de Camaçari, avaliando leucopenia, como também atendendo a clientela UFBA (SMURB, HUPES, estudantes, funcionários e professores). Em 1981 passou a funcionar no Campus de Ondina, no novo prédio da Faculdade de Farmácia.
O LACTFAR faz parte do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACTOX – Chefia: Prof. Cleuber Franco Fontes) da Faculdade de Farmácia (Diretor – Prof. Denis de Melo Soares) e é uma das unidades que compõem o Sistema Universitário de Saúde (SIUNIS – Superintendente Prof. Roberto José Meyer Nascimento) da UFBA.
Setor de Bioquímica - Tem por finalidade a realização de exames laboratoriais de rotina e especializados para avaliação das alterações metabólicas, a partir da avaliação de biomarcadores das funções muscular, óssea (mineral), hepática, renal, oncótica e hidroeletrolítica, e determinação de biomarcadores de resposta a agressões diversas, utilizadas tanto para o diagnósticos quanto para a monitorização terapêutica. Adicionalmente, executa testes para diagnostico e monitoramento das dislipidemias, síndrome metabólica e diabetes.
Setor de Diagnóstico Laboratorial de Doenças Autoimunes e Alergias (DILDA) - Tem por finalidade realizar diagnóstico de doenças de base imunológica (autoimunes, alergias e imunodeficiências). Também são realizadas determinações laboratoriais de hormônios, biomarcadores de fase aguda da inflamação e marcadores tumorais.
Setor de Hematologia - Tem por finalidade realizar o diagnóstico e acompanhamento de doenças hematológicas, incluindo anemias, leucemias, leucocitoses e distúrbios da coagulação. Também executa exames pré-operatórios de hematologia e aqueles de interesse da medicina do trabalho.
Setor de Microbiologia - Tem por finalidade realizar identificação de micro-organismos patogênicos, auxiliando a clínica médica no uso racional de antimicrobianos. O laboratório realiza cultivos de agentes bacterianos infecciosos para isolamento e caracterização, além de testes de suscetibilidade antimicrobiana.
Setor de Parasitologia - Tem por finalidade realizar o diagnóstico das principais parasitoses intestinais e sanguíneas de importância para a saúde pública, contribuindo para o tratamento específico do indivíduo, além de identificação de artrópodes vetores de doenças, como barbeiros e mosquitos.
Setor de Serviço de Imunologia de Doenças Infecciosas (SIDI) - Tem por finalidade realizar exames laboratoriais para o imunodiagnóstico de doenças infecciosas em gestantes, pacientes comprometidos imunologicamente, politransfundidos, transplantados e aqueles em risco de contaminação por agentes infecciosos. Neste laboratório é realizado o diagnóstico de infecções virais, bacterianas e parasitárias diversas como a infecção pelo HIV, hepatites virais, salmoneloses, sífilis, doenças de Chagas e toxoplasmose, entre outras.